4 verdades sobre atendimento ao cliente

Publicado em 03/04/2016 às 09h33

A discussão neste post é trazer mais condições para você conquistar resultados sobre os apontamentos aqui elaborados. Portanto, leia até o final e reflita sobre esta leitura como um mecanismo prático para qualificar ainda mais seu relacionamento com os seus clientes, assim como nós na nossa produtora de vídeo em Curitiba empregamos e gera resultados extraordinários. Atendimento ao cliente deveria se chamar atendimento a você!

 

Pare de usar a palavra CLIENTE no seu atendimento ao cliente para usar a palavra VOCÊ. Esta mudança de cultura gera humanização em todos os aspectos e níveis de relacionamento com seus parceiros. Este posicionamento traz mais confiança e seus (agora) parceiros escolhem sua empresa importante valor em suas necessidades de consumo. Sua empresa tem mais produtividade.

Verdade #1 - MUDE A DINÂMICA DE SEU ATENDIMENTO AO CLIENTE

Paulo Araújo, parceiro de nossa produtora de vídeo em Curitiba, disse em uma de suas palestras que antigamente se falava muito em atendimento...

Quer dizer que se investia muito na aprimoramento do atendimento ao cliente. Hoje, no entanto, vivemos a era do relacionamento.

Érico Rocha, fez um vídeo falando sobre o poder das palavras IMAGINE E VOCÊ. Este ponto de vista demonstra o quanto é importante gerar aproximação entre a empresa que está buscando consumidores e as pessoas que buscam saciar sua necessidade ou desejo pelo produto ou serviço.

DICA QUENTE - Faça seu atendimento virar relacionamento a você

Independente do tamanho de sua empresa ou do segmento que ela atua, mude a cultura dos relacionamentos - Invista cada vez mais em pessoas que querem se relacionar com pessoas. Sabemos as dificuldades deste tipo de afirmação, porque todos precisamos bater metas de produtividade, mas entregar uma relação de interesse baseado no egoísmo não cola mais. A relação deve ser boa para os dois lados, concorda?

 

Buscar conexões com pessoas de forma sincera, e focando em suas necessidades, gera uma consequência extraordinária: PESSOAS que defendem e indicam sua empresa, isso é um grande valor no seu atendimento ao cliente. São os embaixadores desta parceria. As vendas baseadas neste posicionamento geram mais retorno sobre a fidelização. Além disso, o crescimento é evidente porque sua empresa agrega mais valor ao serviço ou produto ofertado.

Verdade #2 - FOQUE NA QUALIDADE DESTE RELACIONAMENTO

Vender a qualquer custo não funciona mais. Se fosse verdade, você como consumidor compraria qualquer coisa em qualquer lugar. No entanto, você tem suas preferências. Você gosta de cortar o cabelo no mesmo lugar. Gosta de comprar pão no mesmo lugar. Gosta de ir ao shopping que sempre vai. Porque somos seres humanos e temos preferências. Natural isso. A mesma coisa se aplica na sua relação com a pessoa.

DICA QUENTE - Não empurre aquilo que a pessoa está indecisa a comprar

Respeite as características de cada pessoa. Não force a situação. Eu sei que você precisa bater meta, mas forçar pode gerar uma consequência pior: o trauma da devolução do investimento ou do produto. Dê chance para que a pessoa entenda estar numa zona de confiança.

OBSERVAÇÃO - Por este valor sugiro que deixe de chamar atendimento ao cliente para ser atendimento a você.

 

Os erros acontecem. No entanto, a forma como eles são encarados pela sua empresa determinam a qualidade no relacionamento com pessoas, por isso, nã fuja dos conflitos. Resolva com bom senso. Os erros também fazem sua empresa crescer, pois eles geram o amadurecimento sobre os conflitos e aprendizado faz sua empresa crescer, concorda? Incentive as reflexões sobre os erros no seu atendimento ao cliente.

 

Verdade #3 - EVITE OS ERROS CAPAZES DE ATRAPALHAR SEUS RELACIONAMENTOS

Evite os erros. Sabemos que essa afirmação é bastante pretensiosa, afinal de contas, estamos falando de relacionamentos entre pessoas, e por si só já é motivo de ressalvas. Pessoas são influenciadas por contextos, por ambientes por pré julgamentos. Portanto, tenha muito cuidado na condução do relacionamento. Um artigo de Mariana Desidério para a revista EXAME fala sobre os 10 erros que fazem seu cliente nunca voltar (Vale a pena ler o artigo). As habilidades de se relacionar são bastante valorizadas neste aspecto.

DICA QUENTE - Aprenda a ouvir as pessoas

Mais do que vender, antes disso, você enquanto relacionamento da empresa que atua, independente de sua hierarquia, deve aprender a ouvir a pessoa. Esse exercício é fundamental para qualificar o relacionamento desde seu início. As pessoas que estão procurando seu produto ou serviço gostam de deixar claro aquilo que desejam. Ouça para entender se sua empresa pode ajudar este processo de satisfação sobre as necessidades das pessoas. Este cuidado é o início de um relacionamento vencedor.

 Produção de vídeo faz mais resultados que textos ou imagens nas redes sociais. Seu atendimento ao cliente fica mais eficiente quando o contato com pessoas é motivado por linguagem audiovisual. Não vale qualquer vídeo, cuidado para não gerar um problema sobre uma iniciativa nobre como usar a produção de vídeo a seu favor. Vídeos caseiros trazem a visão caseira sobre seu negócio.

Verdade #4 - RELACIONAMENTO COM PESSOAS ATRAVÉS DE PRODUÇÃO DE VÍDEO

Atualmente compreendemos que produção de vídeo é um mecanismo extraordinário para provocar relacionamento. Este formato traz qualificação a forma como as pessoas enxergam sua empresa e a relevância que ela tem na sua realidade.

Trazer conexões e motivações através de vídeo institucional, vídeo marketing, vídeo depoimento, com estratégias de engajamento que podemos elaborar em nossa produtora de vídeo em Curitiba, tal qual os exemplos abaixo listados... Tudo isso faz a sua empresa ter visibilidade pelas inúmeras plataformas disponíveis hoje em dia. Se você tem produção de vídeo, use ela a seu favor.

Desde o vídeo institucional, vídeo marketing, até vídeo depoimento de clientes. Esta ferramenta é poderosa, use! Senão, produza seu vídeo institucional com a nossa produtora de vídeo em Curitiba, mesmo que sua empresa seja de outra região do Brasil. Neste momento o custo de seu investimento precisa ser superior ao custo da produção de vídeo, e isso nós entendemos profundamente.

Seja qual for o canal que você evidencia em suas estratégias de marketing digital, com certeza a produção de vídeo tem mais amplitude nas divulgações orgânicas. Este vídeo marketing produzido pela nossa produtora de vídeo em Curitiba é ótimo exemplo disso. Você pode optar também por vídeo depoimento, pois fortalece demais seu atendimento ao cliente quando evidencia o depoimento de outros clientes que já se sentem satisfeitos.

Uma dica legal é compreender que a produção de vídeo aqui como exemplo tem em suas respectivas descrições objetivos específicos, vale a pena ler as descrições para entender melhor qual formato é ideal a sua necessidade de divulgação.

DICA QUENTE - Vídeo marketing é um ótimo recurso de relacionamento

Afirmamos com certeza que produção de vídeo gera até 300 vezes mais oportunidade de negócios. Basta você fazer a comparação com suas experiências no Facebook (posts de vídeos tem projeções orgânicas bem maiores do que imagens ou textos) ou mesmo no YouTube. Assista produção de vídeo embaixo e entenda outra DICA VENCEDORA que vai fazer muito sentido em suas experiências em negócios.

Rafa Cardoso é comunicador, palestrante de comunicação em empresas e escritor. Roteirista com larga experiência em televisão e internet, CEO da Produtora de Vídeo I AÇÃO PRODUÇÕES, especialista em vídeos de relacionamento comercial, ele imprime conhecimentos diversos como produção de vídeos atrelado a atendimento ao cliente e produtividade de vendas com linguagens diversas dentro de vídeo institucional, vídeo marketing, vídeo de relacionamento comercial e outras maneiras de falar através de produção de vídeo. Autor do livro A LINGUAGEM DA CORPORAÇÃO.

Rafael Cardoso é CEO da Produtora de Vídeo I AÇÃO PRODUÇÕES

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