7 mentiras sobre a crise e 1 solução: empreendedorismo

Publicado em 31/03/2016 às 10h23

Diante de um cenário conturbado de economia e política, as dificuldades podem ser mais evidenciadas dentro de estratégias de divulgação de sua empresa ou mesmo a produtividade de suas vendas.

No entanto, este momento também faz muitos aventureiros criarem justificativas para suas limitações ou mesmo mentiras para crer que seu rendimento não é o esperado.

dica: não acredite nas visões pessimistas que você lê por aí

Mentira #1

Ninguém está investindo nesse momento

Talvez a grande mentira do momento que ecoa desde 2015. Se isso fosse verdade, o setor do empreendedorismo não estaria tão aquecido como está agora.

Estaríamos no caos econômico porque o dinheiro não giraria conforme hoje está acontecendo. É claro que estamos batendo recordes de índices de desemprego, mas a cultura da empregabilidade também está em processo de mudança.

Observação: Se ficar falando de crise, a crise te pega! Pare de ecoar a palavra crise como resposta pra toda dificuldade!

Acesse aqui o SEBRAE e leia sobre empreendedorismo. Lá existem vídeo marketing capaz de dar bastantes esclarecimentos.

Se fosse verdade, Abílio Diniz não estaria investindo mais e mais na rede Carrefour, como diz este artigo da INFOMONEY.

Mentira #2

É hora de se preocupar em sobreviver no mercado

Pelo contrário... Estamos na era do empreendedorismo em todas as esferas. É hora de investir mais ainda em alternativas e opções que sejam relevantes para sua competitividade dentro do mercado que atua.

Estudos do Instituto FORRESTER comprovam que a grande tendência tecnológica atual é produção de vídeo para impactar cada vez mais suas ações e divulgações em todos os meios disponíveis de integração e comunicação.

Fuja da crise e de ficar estagnado usando agora ainda mais recursos para se investir em sua empresa, tanto em ações internas (diminuição de custos, otimização de tempo, qualificação de equipes, atualização de processos, treinamentos) quanto externa (redes sociais, atendimento ao cliente, construção de comunicação, atividades promocionais).

dica: se afaste de quem está sempre reclamando de sua realidade

Mentira #3

É perigoso atualmente inovar na crise

Agora é o momento de se investir em inovação. Criatividade também é bastante evidente dentro deste processo porque traz luz a aspectos antes não vistos.

Um aspecto inovador no empreendedorismo são as ferramentas organizacionais de gestão de processos e de administração.

Uma ferramenta de inovação que usamos aqui em nossa produtora de vídeo é o TRELLO. Ótima ferramenta de gestão e organização, ele é um mecanismo tecnológico de organização através de fichas. Ele tem sua versão gratuita e pode ser uma maneira eficiente de manter integração de processos com equipes integradas.

Outra ferramenta que usamos aqui em nossa produtora de vídeo em Curitiba é o MINDMEISTER. Também traz organização, mas através de mapas mentais. Adoramos aqui gerar produção de vídeo planejando ações de produção com esta ferramenta que faz mais fácil a visualização de uma ideia subjetiva.

Mentira #4

Não adianta fazer porque não vai dar certo

Já ouviu falar em crenças limitantes? É talvez a barreira mais difícil de se superar, porque ela lida diretamente com sua consciência.

Esta barreira faz o empreendedor não gerar alternativas diferentes daquelas que ele pode alcançar em sua zona de conforto. Sabe a solução mais eficiente? Ler sobre isso... Leia sobre empreendedorismo, sobre seus negócios, sobre processos organizacionais, sobre livros que tragam conteúdo de amadurecimento profissional. Luísa Melo, em seu artigo na revista EXAME dá 11 sugestões de leituras essenciais para este ano. Vale a pena acompanhar a lista.

Aqui em nossa produtora de vídeo, usamos as leituras de Flávio Augusto, fundador do canal GERAÇÃO DE VALOR, além do CEO da I AÇÃO PRODUÇÕES, Rafael Cardoso, autor do livro A LINGUAGEM DA CORPORAÇÃO.

O pessimismo é a porta de entrada da estagnação e o convite pra crise. E isso é muito perigoso para uma empresa que lida com sua projeção de mercado. Empreendedorismo é a solução!

dica: priorize o diálogo entre sua equipe e incentive o empreendedorismo

Mentira #5

A culpa desta crise é da Dilma

Virou moda ficar jogando a culpa da crise para o governo. Não que ele não tenha responsabilidade, aliás, este não é o foco do nosso artigo. Mas é moda jogar a culpa de nossas dificuldades na Dilma.

Isso é comum.

Projetar a responsabilidade de nossas limitações, dificuldades e frustrações nos outros é bastante recorrente. Mas quem lida diretamente com a cultura do empreendedorismo sabe que o momento para se superar esta culpabilidade alheia é assumir o protagonismo de sua carreira e de seus negócios.

Ser protagonista é compreender que suas ações não estão associadas a estímulos de terceiros. Quer dizer que aquele negócio não pode depender da vontade alheia para gerar resultados.

O QUÍRON tem um artigo muito legal que associa empreendedorismo com protagonismo. Você pode ler mais sobre o assunto no link em destaque.

empreendedorismo 3

Mentira #6

Ficar estudando é perder tempo

Quanto mais você aperfeiçoa suas ações, mais elas trarão resultados efetivos e práticos. Essa mentira sobre estudar é perder tempo contamina os líderes e contamina a equipe. Isso distancia cada vez mais você do comportamento e da filosofia do empreendedorismo.

Existem institutos que trazem conhecimento sem custo, como o caso da FGV que traz muito conteúdo sem onerar valores ao acesso destas informações.

Outra fonte de aprendizado é o portal FAZINOVA da fundadora Bel Pesce.

Mentira #7

Não adianta conhecer pessoas para se vender mais

Você acredita nesta mentira? Socorro! É claro que adianta sim. Você precisa conhecer pessoas para aumentar seu Networking e qualificar cada vez mais qualitativamente suas relações comerciais.

E quando estamos falando sobre conhecer pessoas, significa entender exatamente ela como pessoa. Não somente um número de representatividade.

Aqui em nossa produtora de vídeo em Curitiba, temos a meta de sempre conhecer uma pessoa por semana. Esse conhecer significa gerar relacionamento de alguma forma. Assim desenvolvemos vídeo institucional, vídeo marketing e tantos outros produtos que ajudam empreendedores a fugir da crise.

Quer mais informações sobre empreendedorismo? Então acesso o Portal Empreendedor e entenda mais sobre os mecanismos burocráticos. 

Enviar comentário

voltar para Blog

||fwR center tsN|||image-wrap|news b01 c05 bsd|sbww|b01 c05 bsd|login news b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|c05|content-inner||