Como Conectar clientes para minha empresa?

Publicado em 10/03/2018 às 11h34

Como conectar clientes para minha empresa é uma pergunta justa, recorrente e mais comum que você possa imaginar. Eu entendo que se trata de produção de conteúdo. Como assim? Exatamente aquilo que provavelmente chamou sua atenção para chegar até este texto. Quer entender este processo? Então leia este texto até o final e use a mesma estratégia para criar este resultado em seu negócio.

O que está em questão é a forma adequada para movimentar suas ações em busca da resposta. O segredo desta dúvida é simples, porém, tal construção para o resultado pode ser mais desafiador. Mas não impossível e você deve acreditar nisso!

Quer ver como é simples? Uma forma de você construir essa conexão é assumindo a ferramenta de produção de conteúdo como valor primordial em sua entrega. Caso contrário, você não demonstrará valor agregado a sua marca e o cliente provavelmente não gerará conexão ou interesse pelo que você oferece.

Aqui você irá aprender o que é produção de conteúdo e o que isso significa para a sua empresa, seu negócio ou seus planos de divulgação para algum produto ou prestação de serviços. Darei informações que você não encontra em outros materiais, ou seja, dicas que fazem a diferença e criará bastante conexão entre pessoas. Portanto, faça a leitura deste texto até o final para efetivamente entender de vez o que é relevante para você provocar conexões duradouras e resultados incríveis de engajamento com as pessoas que você almeja atingir para a entrega daquilo que você ou sua empresa oferece.

Trago, portanto, aqui um passo a passo para você provocar seus clientes a experiências com sua empresa, marca, produto ou prestação de serviços que seja relevante para aparecer e ser visto no radar de seu público.

Por que os clientes precisam se conectar com sua empresa?

Porque você quer vender mais. Você quer contratações mais constantes. Você quer mais clientes pagando pelo valor que você entender ser justo. A intenção que você deseja com estas estratégias de produção de conteúdo estão diretamente associadas a suas necessidades, ou seja, lucro e sustentabilidade de suas atividades profissionais ou empresariais.

O caminho para este resultados em sua receita mensal é a criação de conexões fortes entre sua empresa e o cliente. No entanto, como fazer isso? Como criar conexões duradouras capazes de fazer o cliente colar na sua empresa e não sair mais? Aqui neste texto você entenderá a resposta e aplicará esta metodologia.

A conexão a que me refiro é um elo emocional projetado em sua marca como referência de uma necessidade ou desejo. Se ela não entender que você, sua marca ou empresa não trazem este valor de interesse que ela espera, o ela talvez não aconteça e suas estratégias de marketing digital serão precárias ou extremamente caras.

Você precisa entender uma coisa: clientes querem se conectar com empresas.

Eu prego muito isso em materiais e que eu produzo.

Aqui estão inclusive alguns artigos e textos que escrevo em outras comunidades sobre empreendedorismo e negócios.

O que é Inbound Vídeos? - Comunidade Marketing de Engajamento

O que é concorrência horizontal? - Comunidade Clube Sebrae

 

Preciso investir na execução do passo a passo para conectar clientes?

Inicialmente o investimento será seu tempo, tanto para aprender quanto para executar este passo a passo para conectar clientes. Aquilo que você entende gastar dinheiro aqui talvez não aconteça, porém, você irá precisar mexer no cofrinho pra potencializar os resultados num período menor de tempo ou até para amadurecer nas práticas de engajamento, marketing de conteúdo e produção de conteúdo.

No entanto, vamos ficar aqui agora nestas ações iniciais para já construir resultados de conexão com seus possíveis clientes.

Passo a passo para conectar clientes agora!

1) Faça um pequeno questionário de 5 perguntas simples para 5 pessoas que você imagina ter as características dos clientes. Estudos dizem que 95% das objeções, dificuldades e opiniões destas 5 pessoas poderão ser identificadas no questionário. Isso é importante para você entender quais os desejos, necessidades, expectativas sobre as experiências que os clientes esperam de empresas que estão atuando no segmento que você atua.

2) Monte ou adapte sua proposta de valor em relação ao resultado do questionário. Assim você entende como poderá trazer a solução ou resolver o problema relativo às expectativas dos clientes.

3) Monte seus canais de comunicação. Hoje em dia, os clientes estão surfando nas ondas da internet. Onde eles estão? A identificação do perfil destes clientes será fundamental para você saber exatamente em que mídia ou rede social investir para trazer maior ponto de contato entre sua empresa e os clientes.

4) Aprenda constantemente sobre marketing digital. Mesmo que você tenha a consciência sobre suas limitações, deve sim ter noção dos princípios do marketing digital para tomar decisões importantes para o investimento, tempo, energia ou produção de conteúdo necessária para atingir o cliente.

5) Faça parte de comunidades nas redes sociais. A interação entre você, independente de ser o dono ou um colaborador, ou mesmo uma agência produtora de conteúdo, é necessário o foco na interação para compreender as perspectivas do cliente. Esta pessoa focada na interação em grupos ou comunidades de redes sociais terá um feedback muito sincero sobre as expectativas das pessoas no segmento que sua empresa está posicionada.

6) Monte sua comunidade própria. Uma grande ferramenta, que inclusive está substituindo a estratégia de blog atrelado ao site da empresa, é a Beracode. A startup revelação de 2017 traz uma solução extraordinária para a criação e gestão desta comunidade voltada para a criação de conteúdo de forma ordenada e compartilhada. Este ponto de contato é uma grande oportunidade de engajamento, pois convida as pessoas que se interessam pelo tema contextual de sua empresa e criam conteúdo. Isso faz a produção de conteúdo impulsionar seu site nas ferramentas de busca do Google. E quanto maior seu ranqueamento, menor seu investimento em Google AdWords, sem contar a consequência de gerar autoridade sobre o grupo atuante ou não da comunidade.

7) Monte seu canal do YouTube imediatamente. Esta ação fará você usar o recurso mais extraordinário de engajamento e conteúdo disponível no ambiente virtual. A produção de conteúdo em linguagem audiovisual é tão extraordinário, que você deve entender este investimento como parte essencial de qualquer negócio, tal como a conta da luz ou do telefone. Produzir vídeos e postar corretamente este material no canal do YouTube faz o cliente se interessar demais por aquilo que você tem a dizer.

8) Poste estes vídeos que você postará no seu canal de YouTube (ou no canal de sua empresa) no seu site. Use o ambiente do blog para fazer as incorporações destes vídeos do YouTube para contextualizar as informações do tema proposto. Assim você trará maior ranqueamento de seu site no algoritmo de busca do Google.

9) Use métodos de produção de conteúdo levando em consideração estratégias como inbound marketing, inbound vídeos, marketing de conteúdo para resultados de curto, médio e longo prazo. Lembre de ter em seus materiais uma promessa de entrega incrível e um call to action para provocar a ação que você deseja, ou seja, a venda, a contratação, a inscrição, o cadastro, enfim, aquilo que você espera ter em troca do cliente.

10) Construa uma lista. Isso também é um ponto bastante importante para você estar sempre atuando dentro dos interesses de sua empresa. Claro que existe metodologia para criar uma lista de clientes ou potenciais clientes. Mas a criação desta lista é um dos pontos mais importantes para você ter resultados de vendas. Como aumentar vendas é um processo bastante associado ao ponto de contato que você deseja ter em estratégias de email marketing.

11) Mantenha a sua produção de conteúdo num calendário disciplinado para construir confiança sobre os interesses e expectativas que os clientes terão ao entrar em contato com suas mídias de comunicação.

Como construir uma máquina de vendas para sua empresa?

Eu acredito que máquina de vendas seja a consequência organizada para uma outra máquina pouco lembrada nos inúmeros materiais e fontes de pesquisa atrelados a este termo na internet. Máquina de vendas é consequência da máquina de resolver problemas para seus clientes.

Para você construir uma máquina de resolver problemas para seus clientes, você precisa estar extremamente íntimo deles. Conhecer, principalmente, os desejos e necessidades dos clientes e como eles sentem emoções relativas a estes desejos.

Dominando estes dois aspectos, você constrói com metodologia a máquina de vendas tão sonhada em sua empresa.

Imagine a resolução de problemas que a Uber cria. Ao usar o aplicativo, o usuário pode resolver sua dificuldade de locomoção por um preço genuinamente justo em comparação a indústria do táxi. Isso é resolver um problema. Outra empresa que resolve problemas é a Airbnb, pois este aplicativo resolve a dificuldade de locação de imóveis diretamente com o proprietário por uma estadia curta e sem a necessidade de um atravessador no papel de uma imobiliária agregando mais custos ao valor final.

Quando você resolve um problema e monta uma estratégia para o crescimento exponencial, você está construindo uma máquina de vendas e aumentar seu poder de lucro e base de clientes a patamares antes intangíveis.

Para montar esta máquina de resolver problemas, tenha atenção imediata a sua proposta de valor. Mesmo sendo uma empresa experiente e de anos de existência no mercado atuante, sempre é bom examinar sua proposta de valor para entender se ela está ajustada ao mercado. Caso você esteja no início de sua jornada empreendedora montando o negócio enquanto aprende sobre a ação de conectar clientes para sua empresa, dê carinho especial na criação de sua proposta de valor. Deixo aqui um vídeo muito interessante de meu parceiro Luciano Kalil sobre a criação de uma proposta de valor vencedora para os negócios.

 

Como executar estas ações com o volume de trabalho que já tenho?

Eu entendo sua angústia depois de passar por este processo de aprendizado. Às vezes, pode até estar se sentindo frustrado, mas eu também tenho a solução para isso. Você pode entrar em contato com esta agência de produção de conteúdo e marcar uma reunião, seja presencial ou mesmo online. Assim, podemos entender mais a respeito de suas necessidades para a execução de todo este processo de produção de conteúdo para a geração de resultados a curto prazo, médio prazo e longo prazo.

O importante não é você deter a resposta sobre a solução, mas quem fará isso de forma tão eficiente. A I Ação está posicionada para lhe trazer esta criação e execução como produtora de conteúdo extremamente qualificada pelos anos de experiência e pela gama de conhecimentos capazes de trazer resultados práticos e visíveis em seu dia a dia.

Mesmo você não tendo o protagonismo sobre as ações desta metodologia de engajamento e de marketing de conteúdo, você entende o processo e tem mais afinidade com as ações que poderemos planejar para seu objetivo.

Preencha o formulário abaixo e mande para mim seus contatos. Assim podemos marcar um call e conversar sobre estas questões e muitas outras que podem lhe ajudar a partir de agora.

EM BREVE, estarei também disponibilizando um ebook que estou escrevendo sobre a verdadeira vontade dos clientes quando querem conhecer sua empresa. Com este formulário abaixo preenchido, você receberá este ebook gratuitamente e poderá entender mais a respeito dos clientes que quer atingir.

Espero de verdade que você tenha aproveitado a minha experiência e convido você a fazer os comentários pertinentes aqui no post sobre aquilo que fez sentido para você.

Até breve.

Rafael Cardoso é responsável por produção de conteúdo, inteligência nas estratégias de marketing de conteúdo e engajamento na I Ação Agência de marketing de conteúdo e engajamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rafael Cardoso, diretor da I Ação Agência de marketing de conteúdo

rafael@iacao.com.br

(41) 3408-3487

Categoria: empreendedorismo, negócios
Tags: conectar clientes, engajamento, marketing de conteúdo, produção de conteúdo

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