Posicionamento determina o sucesso de sua empresa

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Sabe aquela história que a crise está tão forte que tem gente atirando pra tudo que é lado? Pois é. Digo o seguinte. Essa empresa metralhadora logo perde lugar e viverá uma existência efêmera.

Empresas com posicionamentos claros de mercado são aquelas que conquistam mais resultado. Mas o que é posicionamento?

Entendo por posicionamento neste texto a postura da empresa de perceber sua qualificação em determinado aspecto e entregar este elemento de forma encantadora. Quer dizer que se sua empresa é uma produtora de vídeos e se preocupa em resultados comerciais que estes vídeos proporcionam a seus clientes, então podemos dizer que ela é especialista em vídeos de relacionamento comercial. Ela assina vídeos de casamento? Raramente... Em ocasiões especiais. No entanto, esta expertise não lhe pertence. Vídeos de cunho pessoal não são os produtos de profundidade, porque a empresa está posicionada para entregar resultados de relacionamentos comerciais.

Uma empresa que fornece aparelhos de smartphones de alta qualidade tecnológica está preocupada em ser a mais barata do mercado? Acredito que não.

Uma empresa educacional que coloca a disposição inúmeras ferramentas de acompanhamento pedagógico será a mais barata em sua mensalidade no mercado que atua? Acredito que não.

Uma empresa que faz a organização de um evento gastando um ticket médio de R$ 30,00 por pessoa em alimentação vai entregar um cardápio de alta gastronomia? Acredito que não.

Estas escolhas que a empresa assume em sua entrega aos clientes determina as especializações e as qualificações dispostas a seguir de forma encantadora.

Existe a empresa perfeita que assegura alta performance e preço extremamente acessível com pós atendimento de ouro e perfeito relacionamento com fornecedores capaz de lhe dar o melhor prazo de entrega viável? De verdade, acredito que essa empresa não existe em nenhum segmento.

Mesmo a Disney que é um case de sucesso em vários aspectos. Ela sempre terá um elemento que joga contra a perfeição. Quer um exemplo? As intermináveis filas para se brincar numa atração. Inclusive esse talvez seja o maior desafio deles. No entanto, o encantamento que eles entregam são indiscutíveis em vários aspectos.

Outras empresas alcançam em algum momento de sua estrutura podem chegar perto, mas a perfeição é intangível. Porém, pode-se conquistar um posicionamento capaz de valorar sua empresa, sua marca, seu produto de tal forma que possa se tornar referência de mercado, tal qual Apple... Tal qual BMW... Tal qual Ferrero Rocher... Tal qual ARMANI... Tal qual I AÇÃO...

O posicionamento é fundamental para você inclusive conquistar seu espaço dentro do mercado que você está. Se sua empresa é uma churrascaria, você deve escolher... Irá atender a preços extremamente acessíveis, então não poderá colocar em seu rodízio de carnes o filé argentino, carneiro assado, sashimi no buffet. Agora se você entende que sua qualidade tem que ser encantadora, o preço precisa acompanhar aquilo que você dispõe no cardápio.

Mas mesmo assim ainda não podemos idealizar a perfeição em nosso segmento? Deve! Sempre! Este ponto é fundamental pra você entregar um posicionamento assertivo. Tente mesmo a perfeição sabendo que ela é possível, mas difícil. Assegure que um elemento será lei para você. Conquiste este posicionamento com unhas e dentes! Este elemento você não tem o direito de errar em nenhum momento. E a partir dele, você pode também idealizar os outros elementos em caráter de aprendizado. Se seu atendimento não é dos melhores, force sua qualificação neste aspecto. Se seu preço continua alto mesmo com a entrega de um produto mediano, mude sua estratégia de fornecedores ou administração de estoque. Se você entende que seu produto precisa ser o melhor do mercado... Tente tornar o preço o mais acessível possível sem abrir mão da tecnologia que garante tal qualidade.

Lembre-se sempre que o posicionamento determina o sucesso de sua empresa e faz de você uma referência para os clientes que querem realizar seus desejos. Neste aspecto... Posicionamento traz clientes satisfeitos e clientes defensores. Já pensou ter pessoas vendendo para você de graça? O posicionamento possibilita isso.

Portanto, entenda o seu posicionamento e use ele como vantagem para gerar oportunidade de negócios.