Postamos vídeo institucional no Youtube ou Facebook?

Publicado em 27/02/2016 às 22h55

Qual rede social atende melhor suas expectativas ao hospedar seus vídeos? Essa pergunta é feita sempre pelos clientes da nossa produtora de vídeo. O que é melhor neste aspecto: Facebook ou YouTube?

Cada um tem suas vantagens e desvantagens. A verdade é que eles são concorrentes diretos pela sua audiência. Por isso a hospedagem de seus vídeos pode causar resultados diferentes dependendo de seus objetivos ou proposições de engajamento.

Alguns clientes até questionam o relacionamento destas empresas entre si. O Facebook não entrega posts do YouTube de forma interessante, isso porque ele prefere entregar vídeos postados em sua própria plataforma. Como podemos entender então as diferenças entre estas redes sociais.

VANTAGENS DE SE POSTAR NO YOUTUBE

youtube ou facebook 1Seu site melhor ranqueado no Google

Os vídeos de sua empresa serão postados numa plataforma tão convergente com o Google que gera o ranqueamento de forma extremamente sinérgica. O YouTube também é o segundo canal de busca mais acessado do mundo, pois perde somente para o Google. Essas relevâncias de busca, atrelados a elementos de SEO gera melhores qualificações nas ferramentas de busca e de entrega dentro do Google. Quanto mais postagens no YouTube, mais o nome de sua empresa será relevante ao internauta que busca as devidas referências.

youtube ou facebook 1Seu canal de YouTube como fonte de oportunidades

O YouTube é seu aliado. Ele traz leads que convertem em várias oportunidades para seus negócios. Seu canal é fonte de informação e os seus prospects terão melhor facilidade de acesso a outros vídeos de sua empresa que possam esclarecer ou fortalecer ainda mais o interesse dele em seus produtos ou serviços.

 

youtube ou facebook 3Vídeos SEO no YouTube impactam mais

De acordo com o levantamento apontado aqui... Mais de 80% dos vídeos que aparecem nas buscas do Google são do YouTube. O restante se dividem em Vimeo, Dailymotion e outros sem tanta expressão. Outro ponto relevante é a descrição de cada vídeo que gera informação rica para as buscas do Google. E claro... A fonética existente no YouTube, transcrevendo tudo aquilo que se apresenta nas falas, palavras ou imagens em palavras de busca são excepcionais para o ranqueamento de seu site ou canal de contato. Por isso, o YouTube é fundamental para qualificar suas redes de comunicação dentro do Google.

VANTAGENS DE SE POSTAR NO FACEBOOK

youtube ou facebook 5Seu vídeo é entregue de forma facilitada na linha do tempo

Tanto os posts para geração de mídia orgânica ou mesmo os patrocinados são muito mais facilitados se postar o vídeo direto no Facebook. Ele não tem interesse em entregar caminhos para sair de sua plataforma. Quanto mais o usuário ficar logado dentro da rede social e consumir seu conteúdo, mais eles apreciam e entregam seus produtos. Portanto, o Facebook facilita vídeos postados diretamente em sua plataforma.

youtube ou facebook 6O sistema de ADS para o Facebook é o Facebook

Pela quantidade de informações detalhadas, é possível sua campanha de ADS ser mais detalhada e encontrar o perfil de sua persona na hora de montar a campanha. Este detalhamento faz a campanha ser mais assertiva e dá maior poder sobre seus investimentos.

Nossa produtora de vídeo dá o suporte para clientes que querem montar campanhas demonstrando e orientando o processo de escolha das estratégias de forma a qualificar sempre seus resultados.

youtube ou facebook 7O Facebook não gosta do YouTube

É fato que os posts gerados no Facebook com link do YouTube são avaliados de forma negativa no Facebook. Essa negatividade dificulta muito o processo de adesão orgânica de sua fanpage ou mesmo perfil social. Se você quer mesmo postar seu vídeo institucional, não use o link do Youtube. Poste o vídeo institucional de sua empresa na timeline de sua fanpage. Isso é bastante positivo para quem usa o Facebook para relacionamento comercial e convergência de leads.

youtube ou facebook 8Vídeo no Facebook tem player e autoplayer

Além dele ter grande simpatia pela sua fanpage, o Facebook ainda induz os prospects a assistir seus vídeos com o autoplayer. Esse recurso tem grande impacto na convergência de resultados dentro da rede social.

 

Quer uma sugestão? Nossa produtora de vídeo em Curitiba pode te ajudar:

Comece suas campanhas de AdWords investindo no YouTube. Este posicionamento gera mais relevância para suas campanhas pagas e qualifica seu site como fonte de informação. Quanto mais vídeos serem postados no YouTube, com descrições adequadas para ranquear seus vídeos, mais eles terão impacto em seu canal de comunicação (site, blog, e-commerce). Use as variadas formas de vídeo que nossa produtora de vídeo traz, tais como o filme institucional, vídeo depoimento, vídeo produto, vídeo promoção, vídeo homenagem, vídeo relacionamento, vídeo animação, vídeo SEO, e tantos outros tipos de vídeos que temos em nosso portfólio para exemplificar.

Se você tem também interesse em Facebook Ads, então poste também os mesmos vídeos em suas páginas no Facebook. Não se preocupe em levar seus prospects para um único canal de comunicação. Use todos os canais que dispõe. Se for o caso, também poste no LinkedIn direto, poste no Instagram. Use sempre a plataforma para postar seus vídeos. Eles dão mais relevância para vídeos de suas plataformas e não links de outros sites ou canais...

A desvantagem de campanhas do Facebook é que elas não tem o mesmo apelo temporal que o YouTube tem. Os posts são efêmeros no Facebook, mas impactantes, no entanto, dentro do YouTube você pode montar um canal de fonte de informação. E isso pode também trazer interessados a receber suas informações para tomar decisões sobre suas necessidades. O importante é você construir de forma adequada suas estratégias e compreender que YouTube e Facebook podem ser concorrentes entre si, mas podem ser grandes aliados de sua empresa se usados de forma inteligente na postagens de vídeos de sua empresa.

Enviar comentário

voltar para Blog

||fwR center tsN|||image-wrap|news b01 c05 bsd|sbww|b01 c05 bsd|login news b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|c05|content-inner||